Meu cão pode tomar vitamina C
-
Acessos: 15429
O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, é um antioxidante poderoso que ajuda a manter a resistência alta e combate aos radicais livres. Ela pode ser consumida através do consumo de vegetais (principalmente as frutas e folhagens verde escuro) ou suplementada com compostos vendidos em farmácias. Para nós é uma grande aliada para os períodos de frio e estresse mas... e os nossos cães? Podem consumir a suplementação de vitamina C como nós?
Os cães quando saudáveis, podem produzir a sua própria vitamina C, porém quando mal alimentados (rações com baixo índice de vitaminas ou alimentação caseira desbalanceada) ou quando estão sofrendo com estresse físico, fisiológico ou emocional podem sofrer com a sua falta. Nesses casos a suplementação é possível e indicada. No inverno, em fases de mudança de ambiente ou na rotina do seu pet é uma boa pedida.
Quais os benefícios da Viamina C para o seu cão?
- Antioxidante - É um antioxidante, dessa forma combate o envelhecimento precoce e algumas doenças. Quando atua junto com a vitamina E, tem o efeito potencializado.
- Aumenta o sistema imunológico - A vitamina C ajuda nas funções e atividade das células de defesa. Ela também aumenta os índices sanguíneos de interferon, uma proteína que impede a proliferação de vírus dentro do organismo. Um grande aliado para a prevenção de câncer, gripe e infecções urinárias.
- Anti-histamínico – A vitamina C também ajuda cães com problemas de alergias, já que é considerado um anti-histamínico natural.
- Saúde das articulações – A vitamina C ajuda na manutenção do colágeno sendo muito importante para cães com doenças articulares (displasia, idade avançada, joelhos, coluna etc).
Existem riscos em consumir Vitamina C?
- Em casos de uma dosagem demasiada, ocorrerá irritação intestinal e consequentemente diarreia. Sempre consulte um médico veterinário antes de fazer qualquer suplementação do seu animal.
Fonte: Four Paws, Five Directions: A Guide to Chinese Medicine for Cats and Dogs", Cheryl Schwartz, DVM
Tales Kishimoto (Especialista em comportamento animal)